Home Matéria de Capa Professora de escola pública da região recebe elogios de Obama

Professora de escola pública da região recebe elogios de Obama

0
0

O ano de 2019 tem tudo para ficar guardado na memória da professora Débora Garofalo. Ela ingressou no seleto grupo dos dez melhores professores do mundo, no Global Teacher Prize, foi selecionada entre os melhores trabalhos da 4ª edição do Desafio Aprendizagem Criativa do Brasil e, na quinta-feira (30), foi homenageada pelo Instituto Ayrton Senna. Pôde assistir de camarote a uma palestra do ex-presidente dos Estado Unidos, Barack Obama.
A homenagem ocorreu na 7ª edição do Vtex Day 2019, um encontro de negócios voltado para a inovação digital, realizado no São Paulo Expo, na região do Jabaquara. Débora e outros professores ocuparam a área VIP e foram aplaudidos de pé pela plateia. Ela foi conduzida ao centro do palco e, ali, recebida por Viviane Senna, irmã de Ayrton e presidente ao instituto que leva o nome do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1.
“Ser homenageada representando os professores, com um público de dez mil pessoas, pelo Instituto Ayrton Senna, através da Viviane Senna e da Vtex, e ainda ter a oportunidade de ouvir o ex-presidente Obama, sem dúvida é um presente”, agrdeceu Débora, acrescentando que conversou rapidamente com o político americano. “Ele sabia sobre o meu projeto, me parabenizou e me pediu para não parar o meu trabalho”, ela lembrou. Um frase de Obama tocou fundo a professora. “O recado dele foi muito forte, quando disse: ‘educação não é caridade, não é um favor aos pobres, é uma oportunidade de desenvolvimento’. Eu achei fantástica essa colocação”, avaliou.
Débora leciona tecnologias na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Almirante Ary Parreiras, na Vila Babilônia. A instituição fica quase à entrada da favela Alba, região de inúmeras carências, e grande parte dos alunos, com idades entre seis e 14 anos, vive em estado de vulnerabilidade e risco social. Chamou a atenção da educadora o fato de, em dias de chuva, a frequência nas aulas cair bastante. Ela buscou informações sobre o que ocorria e constatou que o lixo jogado em via pública causava alagamentos e impedia que as crianças fossem à escola.
Isso aconteceu há quatro anos e marcou a reviravolta na carreira de Débora. Ela decidiu ir às ruas com os estudantes, a fim de recorrer alguns objetos descartados pelos moradores. O grupo utilizou o material na construção de um carro movido a balão de gás, que se tornou o ponto de partida do projeto “Robótica com Sucata”. A construção de um brinquedo com o lixo encontrado nas andanças pela comunidade mudou a forma de os alunos encararem a educação: tomaram gosto pelos estudos e ficaram mais participativos.
O projeto “Robótica com Sucata” foi também o trabalho com que Débora se inscreveu no Global Teacher Prize, o Oscar da Educação, idealizado pela Fundação Varkey. Eram mais de dez mil candidatos, de 179 países, e ela ficou entre os dez primeiros colocados. A final foi em Dubai, nos Emirados Árabes, em março, e, embora não consquistasse o primeiro lugar, a professora da EMEF Almirante Ary Parreiras foi uma vitoriosa. Jamais uma brasileira havia ido tão longe nessa premiação.
A adrenalina nem havia baixado e Débora foi para outra competição, a 4ª edição do Desafio Aprendizagem Criativa do Brasil. O evento é promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, com apoio do Instituto Lemann e do MIT (Massachusetts Institute of Technology) Media Lab, e os vencedores são selecionados para participar do programa de monitoria, que inclui apoio financeiro e visita ao laboratório do MIT, em Boston, nos EUA. O trabalho apresentado por Débora foi “Robótica com Sucata” e ela foi uma das selecionadas, ao lado do professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação.
A participação destacada nas duas premiações deu à Débora a chance de ministrar palestras sobre Educação, em diferentes cidades e estados do Brasil, e até em outros países. Ela também tem sido convidada para falar sobre o tema em programas de rádio e televisão.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *