Home Acontece Prefeitura apaga ciclovias na região e ciclistas criticam ação

Prefeitura apaga ciclovias na região e ciclistas criticam ação

0
0

Sem aviso prévio, a Prefeitura de São Paulo começou a desativar ciclovias em diferentes pontos da cidade. A secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras efetuou recentemente o recapeamento de algumas vias e, com isso, os espaços destinados às bicicletas foram removidos, deixando os ciclistas que se aventuraram a pedalar na sexta-feira (28) desprotegidos.
Uma dessas ciclovias, de cerca de dois quilômetros, era na avenida Engenheiro George Corbisier, no Jabaquara. O asfalto novo cobriu duas faixas, ida e volta, deixando os ciclistas sem a sinalização adequada, em meio a carros, caminhões e ônibus. Restou apenas a sinalização vertical. Uma faixa cruzando a avenida, nas imediações do 35º Distrito Policial (Jabaquara), com o símbolo da prefeitura à margem, pede para o “motorista tomar cuidado com o ciclista”. E orienta o ciclista a utilizar rotas alternativas.
“Eu acho que o objetivo do prefeito (Bruno Covas, do PSDB) é desativar a malha cicloviária existente há alguns anos, pois as faixas privativas para bicicletas foram abandonadas”, diz o escriturário Luís Paulo Ferreira, de 32 anos. Ele não utiliza a bicicleta apenas como lazer. “Eu vou para o serviço, todos os dias, pedalando, e no final do expediente faço o sentido inverso, também pedalando”, ele comenta. “Dá pena ver todo o serviço para montar uma estrutura cicloviária ser sucateada da forma como vem sendo”, critica.
Outros pontos que estão sendo alterados ficam na avenida Bosque da Saúde, próximo à praça da Árvore, e a alameda dos Guatás, no Planalto Paulista. A secretaria está fazendo obras de requalificação das ciclofaixas nesses espaços, que vai aproximá-los do já existente na avenida Aratãs, também no Planalto Paulista. Nesta, foi implantado um novo modelo de sinalização horizontal, com pintura vermelha aplicada apenas na aproximação das travessias. A medida, segundo a Prefeitura, faz com que o ciclista tenha mais atenção aos cruzamentos. Outro benefício foram os tachões fincados a cada metro da via. Eles garantem mais segurança.
A Prefeitura informou por meio de nota que as obras de requalificação dessas faixas serão concluídas ainda este mês. Informa também que que foram instaladas faixas informativas nos locais que passam por obras. Ao final, serão instalados tachões e nova sinalização horizontal.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *