Home Matéria Parque das Fontes faz 50 anos

Parque das Fontes faz 50 anos

0
0

Em meio a uma selva de pedra, os paulistanos podem respirar tranquilo, ao chegar na Água Funda, ainda de quebra, apreciar espécies em um oásis selvagem próximo ao Zoológico de São Paulo. Uma imensa área de mata atlântica está preservada e funciona como verdadeiro filtro de ar na megalópole. Trata-se do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, mais conhecido como Parque do Estado ou Parque do Ipiranga, que completou 50 anos, no dia 12 de agosto.
O espaço é considerado o maior fragmento urbano de mata atlântica na capital, com aproximadamente 540 hectares de extensão vegetal completamente virgem. Esta grande área engloba quatro instituições: Jardim Botânico, Zoológico, Zôo Safári e o Parque de Ciência e Tecnologia da USP.
O parque nasceu no final do século XIX com a desapropriação, pelo governo do estado, das fazendas de café da região. A desapropriação foi motivada pela fartura de água existente no local. A riqueza hídrica encontrada serviria ao abastecimento da região sul da capital paulista. Mas, a partir da década de 1920, a cidade passou a crescer muito e a água do parque não seria mais suficiente. Conseqüentemente, a região foi dividida em algumas partes e encaminhada à competência de órgãos do governo estadual.
Na década de 1950 foi construída a avenida Miguel Stéfano para melhorar o deslocamento no interior do parque. A região possui uma importância histórica considerável, pois abriga as nascentes do riacho Ipiranga, onde a Independência do Brasil foi declarada.
Em comemoração ao aniversário do Parque, os participantes do Clube Tetéia, clube de idosos do Zoológico de São Paulo, tiveram um encontro no parque repleto de atividades voltadas para a história e a relevância deste importante fragmento de Mata Atlântica, assim como os impactos que ele vem sofrendo, destacando a importância de sua conservação. O encontro ainda contribuiu para resgatar memórias e percepções do grupo sobre o PEFI e fortalecer o vínculo dos participantes com o Parque.
O Parque Estadual Fontes do Ipiranga – PEFI – Parque do Estado no Ipiranga fica na Avenida Miguel Estéfano, 3687.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *