Paróquia N.S. das Dores finaliza restauro da cúpula

Com a presença do bispo da Região Episcopal do Ipiranga, D. José Roberto que, inclusive, celebrou a missa das 19h, foi inaugurada, na noite de domingo (13), a pintura da cúpula da igreja de Nossa Senhora das Dores, na rua Tabor, Ipiranga. A obra foi executada pelo filósofo e arquiteto Marco Funchal, que se inspirou na arte bizantina. A missa teve a presença de centenas de fiéis.
Durante a cerimônia, Marco explicou a mensagem da pintura. “A pintura da cúpula destacou o tema da Mãe de Deus, isto é a Theotokos, em grego, Θεοτόκος, que significa Mãe de Deus, uma vez que Jesus Cristo é também a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, sendo, assim, verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. A imagem iconográfica também se inspira no ícone da panagia, isto é a toda Santa. Desse modo a pintura tem como centro a imagem do Menino Jesus, sendo, portanto Cristocêntrica, uma vez que Cristo é o centro do Mistério Pascal. A composição central se inspirou no canto do Axion Estin.”, detalhou o artista.
A representação das nove hierarquias de anjos, inspirando-se na obra Hierarquia Celeste, de São Dioniso Areopagita, grande teólogo. Ainda, nas partes das janelas foram feitas as pinturas compreendendo aos Mistérios do Rosário, com isso toda a lateral também se envolve em torno de temas que se inserem em uma proposta bíblica e catequética. Foram utilizadas cores suaves nos vidros a fim de não comprometer a luminosidade. Os vidros foram pintados e fundidos em alta temperatura para resistir as mudanças climáticas.
O frei Fabio, pároco da Igreja Nossa senhora das Dores, estava muito emocionado com a conclusão da pintura da cúpula da igreja. Aproveitando que domingo foi Dia dos Pais, ele fez uma homenagem aos pais presentes, reunindo todos no altar, para os parabéns à você. Depois distribuiu uma lembrança com a gravura da igreja e uma frase de saudação aos pais.

Check Also

Vila Mariana ganha república masculina para a população recém-saída das ruas

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (16), a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *