Home Matéria de Capa Museu do Ipiranga em Festa tem 10 horas de atividades ao ar livre

Museu do Ipiranga em Festa tem 10 horas de atividades ao ar livre

0
0

No dia 7 de setembro o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista comemoram o feriado de Independência com a 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa. São 10 horas de programação ininterruptas, com dezenas de atividades artísticas e culturais, que apresentam um mosaico da diversa produção artística brasileira. .
Dentre os destaques da programação estão os passeios guiados. As saídas convidam o público, a partir das 10h da manhã, a conhecer a história do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência por meio de quatro percursos acompanhados por educadores. A Lavagem com Flores e Perfumes, que acontece às 13h, é conduzida por Nega Duda, que reúne sambadeiras e percussionistas entoando cantigas e derramando perfume e flores nas escadarias da praça cívica. Para o público infantil, o espetáculo Histórias do Brasil aborda os principais acontecimentos históricos do país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até os dias atuais, de forma lúdica e musical. Destaca-se também a Ciranda de Lia de Itamaracá, a partir das 16h30, que assim como acontece nas praias de Itamaracá, convida o público a entrar no ritmo das ondas do mar em uma manifestação coletiva, um cirandar que abraça o símbolo histórico de São Paulo. Às 14h30, o público é convidado para a Orquestra Jazz Sinfônica, que faz um concerto em homenagem a João Gilberto apresentando arranjos de canções que fizeram parte da carreira do artista. Mantendo a tradição, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) com o CORALUSP, sob a regência do maestro Roberto Tibiriça, encerra os festejos, às 18h30. No repertório, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino à Independência, obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Carlos Gomes. .
Durante todo o dia, o público poderá acompanhar ainda diversas intervenções, cortejos populares e ações com recursos de acessibilidade. Desde o início do evento, às 10h, a Festa traz a apresentação da Malgranda Cirko, da Cia. Suno e o cortejo de maracatu com o grupo Maracatu Mulher. Às 11h, acontece Flor de Aroeira, com o grupo tambor de crioula e o show Sapatos Brancos, de Luis Ferron, que traz elementos das tradicionais performances de mestres-salas e porta-bandeiras nas escolas de samba.
Ao final da tarde, às 17h30, a tradicional Charanga do França reúne o público num cortejo festivo que leva todos para a Praça do Monumento, onde acontece apresentação da OSUSP com o CORALUSP para finalizar as comemorações desta edição do Museu do Ipiranga em Festa.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *