Home Cultura & Lazer Maternidade em cena

Maternidade em cena

0
0

Uma multidão de mulheres, em estado de amor e de guerra, cumprindo e descumprindo com “a cartilha da boa mãe”, dando de comer, mas também devorando seus filhos. Uma multidão de mulheres em estado de luto e em estado de luta, mulheres que são ou querem ser maiores que suas casas, que a polícia e o Estado. É sobre essas mulheres que o Coletivo Cênico Joanas Incendeiam quer falar no espetáculo performático “Território Mãe”, que estará em cartaz nos dias 21 e 22 de junho na Casa Teatro de Utopias, na Lapa, às 21h.
As integrantes do coletivo Beatriz Marsiglia, Camila Andrade e Letícia Leonardi dividem os cômodos do espaço com a musicista Eva Figueiredo, que também assina a direção musical junto com o músico e compositor Jonathan Silva. O espetáculo, com músicas originais, transita pela casa buscando fomentar a reflexão sobre os ideais de maternidade impostos pela sociedade e suas consequências.
O espetáculo é uma trama poética que tem sua ficha técnica composta prioritariamente por mulheres e foi criado de maneira colaborativa tendo como material para criação: encontros entre mulheres, estudos das figuras da mãe, da madrasta e da madrinha em contos de fadas tradicionais, relatos do Movimento Mães de Maio e das experiências das atrizes como mães e filhas.
Durante o processo de criação foram realizadas diversas aberturas da pesquisa seguidas de roda de conversa sobre o assunto que colocou a obra em constante contato com o público de mulheres que colaboraram assim com a criação. As aberturas aconteceram em saraus feministas e no IV Festival Internacional de Teatro Knods Nudos, que aconteceu em Mogi das Cruzes em 2018.
O espetáculo não é indicado para menores de 14 anos. Os trajetos pela casa podem apresentar desconforto para pessoas com mobilidade reduzida. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Aceita cartões. Sexta-feira (21) e sábado (22), às 21h. Rua Duílio, 46, Lapa.

Carregar Mais Artigos Relacionados
  • Peça inspirada em Manoel de Barros

    O Auditório do Sesc Vila Mariana recebe a nova temporada do espetáculo infantil Os Lavador…
  • Soror e os mitos femininos

    Sororidade, ou fraternidade entre mulheres, é um dos principais pilares que fundamenta a l…
  • Se eu fosse…

    Se eu fosse um copo de vidro, passaria pela boca de várias pessoas durante a minha existên…
Carregaer Mais em Cultura & Lazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *