Maravilhosos castelos franceses

Os castelos sempre mexem com o imaginário das pessoas. Reviver a saga de seus ocupantes, geralmente rainhas e princesas que arrastavam seus vestidos pelas escadarias frias, sempre escoltadas por damas e soldados é um exercício prazeroso para alguns. Visitar estes lugares e ter contato com uma atmosfera de luxo e ostentação é o sonho de muitos.
Os mais bonitos castelos estão na Europa, sendo que o Vale do Loire, na França, é tido como uma das regiões que concentram as mais belas construções deste tipo. Alguns desses castelos foram transformados em museus e tiveram seus ambientes recriados para melhor ilustrar o seu passado cheio de glória, romances e intrigas políticas.
Um dos mais famosos no Loire é o Castelo de Chambord; sua construção em estilo Renascentista começou em 1519, sob o reinado de François I, que desejava impressionar a Europa. A História conta que foram necessários quase dois mil trabalhadores para erguerem o palácio que levou quase três décadas para ser concluído. A área do palácio, incluindo os bosques à sua volta, cobre um perímetro de 5.500 hectares e o prédio mede cerca de 160 metros de comprimento por 120 metros de largura. Os números realmente impressionam. No total são 440 aposentos, 14 grandes escadarias, 70 escadas menores e nada menos que 365 lareiras. O projeto contou com a orientação especial de Leonardo da Vinci. Os tetos são decorados com a salamandra, símbolo do Rei François I que também fez questão que seu nome fosse gravado em diversas partes do castelo.
Quando a monarquia francesa caiu, o Castelo de Chambord foi invadido e sua mobília desapareceu. A partir daí, a propriedade passou por vários donos até que, em 1930, o Governo Francês decidiu comprá-la e a mesma passou por um minucioso processo de restauração. Atualmente, o local está completamente preservado, com salões adornados; móveis e vários objetos tais como candelabros, porcelanas e tapeçarias de época podem ser apreciados. Tudo remete à história do lugar. Além de tudo, o Castelo de Chambord conta com uma excelente estrutura para atender aos inúmeros visitantes, como restaurantes, lojas de souveniers e outros serviços.
Continuando nossa peregrinação pelo Loire, encontramos o Castelo de Chenonceau é conhecido como o “Castelo das Sete Damas” por causa de sete mulheres de forte personalidade que habitaram o lugar, entre elas duas rainhas.
O início da construção do palácio data do Século XIII. Durante o reinado de François I, a propriedade foi comprada pela Mme. Catharine Briçonnet. Voluntariosa, determinou que o castelo fosse demolido preservando apenas sua torre. Feito isso, construiu um novo castelo, mas sua família faliu e ela não pode terminar a obra sendo que a propriedade acabou sendo vendida ao rei.

Check Also

Descubra a Sicília: Tesouros históricos, sabores autênticos e belezas naturais

Descubra a Sicília: Tesouros históricos, sabores autênticos e belezas naturais

A Sicília, uma joia banhada pelo Mar Mediterrâneo e pertencente à Itália, oferece um patrimônio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *