Home Matéria de Capa Jabaquara investe em programa de reciclagem

Jabaquara investe em programa de reciclagem

0
0

A subprefeitura Jabaquara vai oferecer o Programa de formação básica em materiais recicláveis “Reciclar para Capacitar”. O projeto vai oferecer três cursos simultaneamente em 11 Subprefeituras ao todo. Além da certificação e aulas presenciais, os catadores receberão kit alimentação e auxílio-curso. O curso irá capacitar 2.120 pessoas atuantes no município.
Além dos cursos, o programa vai ter dois postos fixos de atendimento para oferecer suporte às cooperativas, associações e grupos de catadores, com assessoria técnica de contabilidade, jurídica, administrativa e em economia solidária. Os pontos ficarão no Centro Público de Economia Solidária – Cambuci e na Unidade Produtiva José Bonifácio – Itaquera.
“Quando se fala de meio ambiente, falamos de um compromisso ético com as novas gerações. Nós precisamos melhorar a reciclagem e a qualidade de vida dos catadores, além de conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo. Capacitação é a chave e a saída para levar informação e conhecimento. Com esse trabalho em equipe nós vamos melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
Ministradas pela Fundação Instituto de Administração (FIA), as aulas práticas e teóricas serão oferecidas no Jabaquara. As explanações terão linguagem de fácil entendimento, oportunidade de interação e utilização de recursos audiovisuais, com conteúdos sobre a importância do cooperativismo, economia solidária, saúde e segurança no trabalho e organização social.
“Os catadores são os pilares de sustentação da coleta seletiva na cidade e atualmente existem milhares deles atuando na informalidade. Nosso objetivo é promover o resgate a cidadania por meio da capacitação e formação básica em reciclagem”, comenta Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Amlurb.
Durante o curso, os catadores serão mobilizados e orientados sobre a importância de sua inserção e de seus familiares no sistema do CadÚnico, para a garantia de seus direitos sociais.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *