Home Matéria de Capa Horta comunitária Jabaquara completa 1 ano

Horta comunitária Jabaquara completa 1 ano

0
0

Domingo (26) foi dia de festa na Horta Comunitária do Jabaquara. O espaço que visa a produção de alimentos saudáveis com a participação da comunidade vem proporcionando uma melhor qualidade de vida para parte dos moradores. Localizado na rua do Lingustros, no Jabaquara, a horta reuniu mais de 500 pessoas em sua festa de 1º ano de atividades e contou com música ao vivo, aula de ginástica, oficinas e atividades para as crianças, comidas e bebidas, exposição de produtos e serviços, e visitação a horta. No dia do evento os visitantes puderam fazer o plantio de mudas de salsinha.
O projeto que começou do desejo de dois amigos, Kelson Rodrigues e Francis Kanô, que sonhavam com a plantação de alimentos num espaço dedicado à população vem sendo espelho para outros bairros.
Relembrar como o espaço era há 12 meses enche os voluntários de alegria. “Muitas pessoas da área se interessaram pelo projeto e tem nos apoiado. Estamos construindo o Coletivo, grupos de pessoas que possam colaborar na manutenção e crescimento da horta. Entramos na fase de remodelação do terreno. Faremos uma intervenção que prevê roçagem total do terreno, podas das árvores, retirada de troncos e grandes resíduos, terraplanagem do terreno, construção de depósito de materiais, banheiro unissex e inclusivo, ponto de energia e água, preparação para a construção da horta hidropônica, melhoria da segurança, colocação de caixa d’água para auxiliar na rega diária dos canteiros”, explicou Francis. As novidades não param por ai, os voluntários estão preparando a instalação do apiário (abelhas sem ferrão) e do orquidário.
Futuramente o grupo vai desenvolver a coleta seletiva dos resíduos sólidos secos e orgânicos. “Os resíduos sólidos secos serão destinados à Cooperativa do Bairro Jabaquara onde temos cerca de 40 famílias que dependem desses materiais para garantir renda familiar. Os resíduos orgânicos serão processados nas Leiras de Compostagem resultando em insumo – adubo orgânico – que será utilizado nos canteiros de plantio”, finaliza Francis.
Entre os diferenciais da horta Jabaquara, é a concentração de várias técnicas e processos em um mesmo lugar, ou seja, canteiros de plantio, leiras de compostagem, uso de energia alternativa (placas fotovoltaicas), reuso da água da chuva, apiário (abelhas sem ferrão), orquidário e futuramente técnicas de bioconstrução.
O ato de revitalizar espaços plantando áreas verdes interfere diretamente no dia a dia da população, para melhor. Quem quiser conhecer ou participar dos multirões pode acessar a página da horta no Facebook ou visitar o espaço na rua Lingustros, 50.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *