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Gratidão e seus benefícios para Ansiedade e Depressão

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Você sabia que exercitar a Gratidão pode contribuir diretamente para seu estado de humor?
Gratidão pode ser definida pela apreciação do que recebemos ou ainda pelo redirecionamento da atenção para as coisas boas da nossa vida. Funciona como um treino de atenção!
A Psicologia Positiva, que estuda o impacto das emoções positivas na nossa saúde mental, tem observado que o exercício da Gratidão possui um efeito direto sobre o aumento da nossa felicidade e do nosso otimismo. Além desses dois aspectos, estudos revelam que o simples ato de realizar ou registrar um diário de Gratidão, com regularidade, repercute em efeitos também na redução de sintomas depressivos e ansiosos e não somente na hora da realização do registro, mas por um período prolongado de semanas ou meses.
Esse exercício pode contribuir para o tratamento e também na prevenção. Evidente que para alguns casos somente esse recurso não é suficiente, mas é mais um elemento que pode colaborar para o tratamento.

Não precisar eleger algo complexo ou extraordinário que aconteceu, podem ser coisas simples. O ideal é preencher a tabela todos os dias ou algumas vezes por semana para se tornar uma rotina, um hábito.
Em quadros de Ansiedade e Depressão, é comum ocorrer a distorção cognitiva do Filtro Negativo, no qual se presta atenção quase que exclusivamente nos detalhes negativos e raramente nota-se os positivos ou a situação como um todo. Essa prática do Diário da Gratidão permitirá que você flexibilize o filtro exclusivamente negativo das situações e permitirá expandir seu foco, colocando a interpretação das situações em uma outra perspectiva.
Caso na primeira vez que for realizar o Diário você não consiga recrutar exemplos para preencher, tudo bem. Somente o exercício do questionamento sobre “O que sou grato” é suficiente para surtir efeitos sobre as interpretações, ajudando a recalibrar a lente cerebral da vida.

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