Home Matéria Festival celebra a diversidade da cultura afro-brasileira

Festival celebra a diversidade da cultura afro-brasileira

0
0

Nos dias 20, 21 e 22 acontece a primeira edição do Festival AMOBANTU – Festival de Música e Cultura Bantu, com programação gratuita no Centro de Culturas Negras do Jabaquara – Mãe Sylvia de Oxalá, evidenciando a importância ancestral dos bantus.
O Festival celebrou durante três dias a cultura bantu com artistas, pensadores e coletivos que discutiram e compartilharam conhecimentos sobre a contribuição e a sua influência na formação da identidade nacional. Além de destacar suas práticas e ancestralidade na modernidade contemporânea.
A música estava entre os focos do festival e as atrações dialogaram com a cultura afro-bantu e afro-futurista. Nove grupos se dividem em três shows por dia: Batucada Tamarindo, Jéssica Areias, Negu Edmundo, Coco de Oyá, Laylah Arruda, Senzala Hi-Tech, Djanguru Sistema de Som, Buena Onda Reggae Club e Samba De Roda Nega Duda.
A programação contou também com artes em geral, no artesanato, na culinária e na dança com exposição Mukangues (máscaras), feira de artesanato afro-brasileira, almoço afro com pratos tradicionais da culinária africana, com referências à cozinha de Angola.
As oficinas foram divididas em temas variados, onde o participante aprendeu e se sentiu em uma legítima viagem cultural pela etnia bantu. Os músicos Toca Ogan (percussionista da Nação Zumbi) e Eder “O” Rocha (ex-integrante do Mestre Ambrósio) apresentaram suas pesquisas sobre a musicalidade bantu. Toca abordou suas vivências com o berimbau, instrumento de origem angolana e Eder trouxe em pauta as origens do maracatu de baque-virado.
Para os amantes e curiosos das danças africanas, a professora e coreógrafa Tainara Cerqueira conduziu uma aula baseada nos movimentos herdados da mãe África.
O professor e líder religioso Tata Ananguê ministrou o minicurso “Patrimônio e Candomblé Bantu”, única atividade que precisou de inscrições prévia dos interessados. Já na abertura do evento, o público acompanhou a palestra estendida para um bate papo “Os bantus na formação do Brasil”, ministrada por Tata Ananguê, Jéssica Areias e Luciano Mendes de Jesus.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *