Home Acontece Férias tem espetáculo gratuito no João Caetano

Férias tem espetáculo gratuito no João Caetano

0
0

Dia 6 de julho, sábado, às 16h, estreou o espetáculo infantil A Sombra do Vale – A História Que Já Foi Contada Muitas Vezes da República Ativa de Teatro no João Caetano.
A peça integra a Mostra Sonhos em Tempos de Guerra, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A temporada segue até 4 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Grátis.
Partindo do tema discutido no projeto, as chamadas “guerras cotidianas”, seis jovens atores trouxeram diversos questionamentos relevantes. A provocação cênica é dos artistas da República Ativa, e o elenco é composto pelos seis jovens atores: Amanda Cruz, Ana Medeiros, Caio Martins, Jhon Yuri, Jonathan Araújo e Thauany Mesquita. Dentre as diversas inquietações, duas delas foram recorrentes: as consequências da negligência, do abandono e do distanciamento e a necessidade de recuperar as relações. E encontraram nas notícias sobre o desastre ambiental de Brumadinho uma oportunidade de tratar desse assunto que, infelizmente, ainda acontece.
E como as crianças recebem notícias como essas que recheiam as manchetes de televisão? Qual a relação delas com tantas tragédias que estamos todos sujeitos, tanto nas dimensões de Brumadinho como nas relações mais pessoais e familiares? Como elas percebem essas perdas e lidam com elas? Até que ponto a inconsequência do adulto interfere na vida e nos sonhos dos pequenos? O que a gente faz para trazer de volta o que está escondido? Essas e outras questões foram latentes nesse processo, e nortearam a construção da dramaturgia, recheada de ludicidade e poesia.
Através de um processo colaborativo intenso, o grupo foi construindo a narrativa que resultou numa aventura que permite desbravar os mares de lama que a vida nos traz e buscar entender como é possível seguir vivendo, e de que maneira podemos enfrentar essa sombra que pode ter tantas formas.
Desde 2006, a República Ativa de Teatro realiza sua pesquisa sobre uma arte pertinente ao universo infantil. Em um primeiro momento de sua história, adaptou para a realidade da criança do século XXI textos clássicos de Maria Clara Machado. Depois, seguiu para a criação de espetáculos autorais tendo como base temas do universo da criança da chamada “geração google”, baseando sua pesquisa no Teatro Contemporâneo e suas as diversas possibilidades poéticas.
O Teatro João Caetano fica na rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Sábados e domingos, às 16h. Entrada grátis.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *