Home Matéria de Capa Escola do Jabaquara ganha clube de robótica

Escola do Jabaquara ganha clube de robótica

0
0

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo acaba de lançar um novo projeto pedagógico, o Inova Educação, e vai contar com um reforço significativo: a professora Débora Garofalo, que integra o seleto grupo dos dez melhores professores do mundo.
“Deixei a escola para assumir um cargo na secretaria estadual de Educação, para implementar na rede o currículo de tecnologias e o trabalho de Robótica com sucata”, ela conta. Foram 14 anos atuando na escola pública, os últimos seis na EMEF Almirante Ary Parreiras, subordinada à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
“Foram trocas incríveis, desenvolvemos o trabalho de Robótica com sucata, hoje nacional e internacionalmente conhecido”, lembra Débora. “As crianças ganharam o mundo e esta semana me despeço da minha sala de aula”, comenta. Despede-se da sala da aula, mas não das crianças, graças ao projeto Clube de Robótica, que ela desenvolveu com os estudantes. “Sigo com o Clube de Robótica, que será na comunidade e aos finais de semana, com a mesma proposta das aulas regulares. No clube, terei os mesmos alunos de forma escalonada”, explica.
“Retorno à Rede Estadual de Ensino de São Paulo, agora junto à equipe do secretário Rossieli Soares e do programa Inova Educação, para implementar o currículo de tecnologias e o trabalho de Robótica, que irão impactar dois milhões de alunos, escrevendo uma linda história na educação”, argumenta.
O Inova Educação é um modelo pedagógico pioneiro, que visa a conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21. Ele será ofertado a partir de 2020 aos dois milhões de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, na rede estadual de São Paulo. Os jovens irão ganhar uma aula a mais e um aumento de 15 minutos na carga horária diária.
O programa é inspirado nos resultados positivos das práticas aplicadas desde 2012 em 633 estabelecimentos estaduais de ensino. Ele está em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na medida em que reforça as dez competências gerais do documento. “Esse é o compromisso do governo do Estado de São Paulo com a Educação”, brada o governador João Dória (PSDB). “Nós não vamos ter um Brasil novo se não tivermos uma educação nova, não vamos transformar o país não transformarmos a educação”, completa.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *