Home Beleza & Estética Conhecendo os causadores das manchas

Conhecendo os causadores das manchas

0
0

Tempo de inverno também é o tempo ideal para alguns tratamentos faciais, principalmente aqueles que clareiam as manchas. Mas, antes de optar por um destes tratamentos, é bom saber por que as manchas acontecem e não se esquecer que o dermatologista deve ser consultado para indicar qual é o tratamenteo ideal para a sua pele.
As manchas na pele são um verdadeiro flagelo. Geralmente são ocasionadas pelo sol, mas alterações hormonais nas mulheres também deixam suas marcas como, por exemplo, durante o período de gravidez. Mas, o sol continua sendo o maior culpado.
As manchas podem ser brancas ou amarronzadas e, na verdade, têm causas variadas. Os especialistas no assunto explicam que muitos fatores podem desencadear o aparecimento de manchas, desde o uso de um perfume até a herança genética. Os melanócitos, ou seja, as células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele, pode sofrer uma alteração repentina e isso resulta em manchas claras ou escuras no corpo. Para cada alteração, existe tratamento específico e por isso é necessário recorrer ao dermatologista.
E ainda tem a questão da herança genética. As pessoas que têm a pele clarinha ou ruiva são as “vítimas” preferidas das sardas. As pintinhas aparecem geralmente nos locais que ficam mais expostos ao sol, melhor dizendo no rosto, pernas e braços. Este tipo de mancha fica mais aparente no verão, sendo que a tendência é desaparecerem no inverno. A melhor prevenção é usar filtro solar, sempre e durante todo o ano.
Os hormônios podem fazer estragos também, principalmente durante a gravidez ou por causa do uso de anticoncepcional. Este tipo de medicamento deixa a pele do rosto mais sensível à ação do sol. Geralmente tais manchas desaparecem depois da gravidez ou com a interrupção do uso do contraceptivo, no entanto o uso tópico de produtos específicos ajuda a clarear a pele.
Existem ainda as manchas acastanhadas, maiores do que as sardas, que aparecem depois dos 45 anos de idade, são as chamadas manchas senis que atacam o rosto, antebraço e sobre as mãos. Os especialistas explicam que estas marcas são causadas pelos efeitos cumulativos do sol que tomou durante a vida toda, por isso é importante acostumar às crianças ao uso de protetor solar.

Carregar Mais Artigos Relacionados
  • Movimente seu corpo e seja feliz

    Não tem desculpa. A ordem é se mexer. Está provado que as atividades físicas fazem um bem …
  • Os amigos da sua cabeleira

    Você realmente sabe qual é a diferença entre os produtos comercializados como finalizadore…
  • O chocolate não é um vilão!

    De acordo com os médicos, o cacau em si é um alimento extremamente benéfico e a sua concen…
Carregaer Mais em Beleza & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *