Home Matéria de Capa IV Comando Aéreo Regional encerra atividades no Cambuci

IV Comando Aéreo Regional encerra atividades no Cambuci

0
0

Depois de cinco décadas instalado na avenida Dom Pedro I, 100, no bairro do Cambuci, a Quarto Comando Aéreo Regional vai encerrar suas atividades. Diversas lideranças da região receberam um convite para a “Cerimônia Regional de encerramento das atividades do 4º Comando Aéreo Regional ” que vai ser realizada no dia 14, às 10h30. De acordo com a corporação “a extinção do COMAR é em virtude da reestruturação da Força Aérea Brasileira”.
Há 2 anos a FAB está dando um importante passo, a ativação das ALAS e desativação das Bases e COMAR. Em dezembro de 2016, começaram a ser ativadas as Alas – organizações militares voltadas para a área operacional – e desativadas as estruturas de Comandos Aéreos Regionais (COMAR). Cada Ala é uma organização operativa de nível tático, comandada por um Brigadeiro do Ar ou Coronel-Aviador, com responsabilidade focada tanto nas atividades de preparo quanto nas ações de emprego da Força, quando assim for determinado. Em outras palavras, as Alas, distribuídas pelo território nacional, são o símbolo de uma Força Aérea focada em sua missão-fim.
Atividades rotineiras como aquisições de materiais e serviços, pagamento de diárias, conservação e reforma de instalações, fornecimento de alimentação, manutenção de viaturas e atendimento a pensionistas, que antes eram de responsabilidade de um comandante de um COMAR ou de uma Base Aérea, por exemplo, passam a ser executadas por órgãos especializados, subordinados aos Órgãos Setoriais de Logística, Pessoal e Administração. Foram criadas 15 Alas em todo o país.
A notícia pegou os ipiranguistas de surpresa, que não esconderam a indignação de ter que se despedir do COMAR. “Infelizmente temos que nos despedir de um pedaço do nosso bairro. O IV COMAR fez história aqui e vamos sentir falta. Costumava passar de manhã e observar os militares fazendo treinamento. É uma honra a nossa pátria”, disse Ivani Pereira.
Fundado em 27 de março de 1942, o IV Comando Aéreo Regional nasceu da divisão do território brasileiro em quatro zonas aéreas. Inicialmente foi instalado no Campo de Marte, tendo sob sua jurisdição os Estados de São Paulo e Mato Grosso. No mesmo ano de sua criação, sua sede foi transferida para um velho prédio na rua Epitácio Pessoa 57, na capital de São Paulo, e em 1967, mudou-se para a atual sede à Av. D. Pedro I., 100, no bairro do Cambuci.
A missão do IV COMAR é coordenar, controlar e executar as atividades administrativas e logísticas necessárias ao funcionamento das organizações subordinadas e das sediadas em sua área de jurisdição. Cinco organizações militares estão subordinadas ao IV COMAR, são elas: Bases Aéreas de São Paulo, Santos e Campo Grande, Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo e o 4º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Carajá. Além dessas, estão na área de jurisdição deste Comando outras 49 organizações militares da Força Aérea Brasileira.

  • Horóscopo

    Áries: Tenha em mente os seus objetivos amorosos e vá à luta. Ouça o seu coração. Não fiqu…
  • Você convive com adolescentes?

    Uma das coisas que mais me incomoda é ver como a sociedade trata os adolescentes. Lido dia…
  • Palio Weekend sem ar-condicionado

    Sem alarde, a Fiat já comercializa a linha 2018 da Weekend. O fato curioso é que, na versã…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *