Home Beleza & Estética Cada um no seu quadrado!

Cada um no seu quadrado!

0
0

É normal as crianças se interessarem em seguir o ritual de beleza das mamães, mas será que é recomendado os pequenos usar cosméticos destinados aos adultos? E os adultos, podem usar produtos formulados para as crianças?

Produtos cosméticos destinados aos adultos são proibidos para crianças. Mas alguns produtos infantis podem ser usados por adultos, desde que utilizados da forma correta.

Grande parte das pessoas acredita que não há diferença entre produtos infantis e adultos. Mas não se engane, pois essa distinção existe e usar o produto inadequado pode causar problemas à pele das crianças, como reações alérgicas. Os dermatologistas explicam que até a puberdade a pele é muito mais delicada do que na vida adulta, já que produz menor quantidade de suor e sebo, o que torna as crianças mais sensíveis à ação de alguns produtos. E é justamente essa sensibilidade da pele que faz com que a indústria dermocosmética pense em produtos específicos para os pequenos, com fórmulas menos agressivas.

Em contrapartida, adultos podem fazer uso de produtos específicos para o público infantil, principalmente aqueles que possuem a pele sensível. Mas é importante ressaltar que nem todos os produtos infantis são indicados para o público mais velho.

Veja como se beneficiar dos produtos infantis. O shampoo, por exemplo, possuem uma fórmula suave e pH neutro, e por isso são ótimos demaquilantes para a área dos olhos, já que limpam bem as pálpebras e cílios sem agredir a região. Para usar o produto para essa finalidade, basta colocar algumas gotas do shampoo em um algodão úmido, aplicar levemente nas pálpebras e, em seguida, enxaguar. No entanto, apesar de atuarem bem como demaquilantes, estes produtos não devem ser usados por adultos como shampoos, pois, geralmente, possuem pH igual a 7, ou seja, neutro, enquanto o pH do couro cabeludo de um adulto é por volta de 5. Logo, o produto não trará nenhum benefício ao couro cabeludo e aos cabelos, já que existe uma incompatibilidade entre o tipo de shampoo e o couro cabeludo de adultos.

Utilizado há anos como desodorante devido a sua alta capacidade de absorção de suor, o talco possui muitas aplicações no dia a dia de um adulto. Por exemplo, o produto pode ajudar a controlar a oleosidade do couro cabeludo nos dias em que o cabelo está um pouco mais oleoso ou então pode ser utilizado nos sapatos das pessoas que suam muito nos pés para diminuir o mau odor que fica no final do dia. Porém, apesar de não ser contraindicado, o produto não é ideal para os adultos. Isso porque, quando aplicado de forma exagerada na pele, o talco pode causar a obstrução dos poros, facilitando assim o surgimento de foliculite, brotoejas e irritações.

E as pomadas para assaduras de bebês? Elas são ótimas para amenizar o desconforto das regiões ressecadas, como lábios e cotovelos, para acalmar a pele após exposição solar exagerada porque são ricas em substâncias hidratantes e calmantes, como a Vitamina B5, altamente eficaz para regenerar a pele, e Óxido de Zinco, que forma uma barreira de proteção na pele. Agora, para combater olheiras não funciona porque não tem agentes clareadores em sua composição.

Os óleos vegetais muito comuns no banho dos bebês são aliados dos adultos podendo ser usados como demaquilantes e hidratantes após o banho.

E ainda tem os lenços umedecidos que refrescam a pele e auxiliam na higienização íntima dos adultos e dos bebês. É um verdadeiro coringa. Mas, cuidado! É recomendado que não sejam utilizados no rosto; se for preciso passar lenço umedecido no rosto, o ideal é lavar o rosto logo após a aplicação.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
  • Os amigos da sua cabeleira

    Você realmente sabe qual é a diferença entre os produtos comercializados como finalizadore…
  • O chocolate não é um vilão!

    De acordo com os médicos, o cacau em si é um alimento extremamente benéfico e a sua concen…
  • Mãos livres de manchas e rugas

    As mãos merecem a mesma atenção que o rosto e o pescoço. Pena que a maioria das mulheres s…
Carregaer Mais em Beleza & Estética

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *