Home Matéria de Capa Av. Domingos de Morais deve ganhar ciclovia até final de agosto

Av. Domingos de Morais deve ganhar ciclovia até final de agosto

0
0

Depois de muitas discussões e cobranças, finalmente a ciclovia da Domingos de Morais, na Vila Mariana, finalmente ganha data de entrega. Segundo com Elisabete França, Diretora de Planejamento e Projetos da CET, o trecho que conectará a ciclovia da Vergueiro (que hoje acaba no Metrô Vila Mariana) com a da Avenida Jabaquara deve ficar pronto em agosto desse ano.
Aprovada em Audiência Pública em março de 2018, a ciclovia mesmo não havendo custos para a Prefeitura, já que a estrutura de proteção será construída como compensação viária de uma obra do Colégio Arquidiocesano. Ou seja: para realizar sua obra, que terá impacto no trânsito, o colégio terá que compensar o município construindo a ciclovia, não saiu da fase de projeto.
Quando a ciclovia da Vergueiro foi implantada em 2014, a obra do metrô Santa Cruz estava em andamento, interditando várias faixas da avenida. Isso impediu que a estrutura seguisse por ali. Como alternativa, foi implantado um desvio descendo pela rua Madre Cabrini, que segue por dentro da Vila Clementino até conectar lá na frente com a ciclovia da Avenida Jabaquara, pela Rua Boninas.
Mas esse desvio aumenta o trajeto e impõe algumas subidas aos ciclistas, o que faz com que muitos sigam pela avenida, mesmo sem estrutura. O trecho da Vila Clementino é importante para proteger o ciclista dentro do bairro, mas é necessário ter uma ciclovia na avenida principal, protegendo quem já circula por ali.
Para a dentista Fabiana Mattos, a ciclovia chegará em boa hora. “Nesta região ou você vai de metrô, ou vai de bike. Eu fiz a opção da bicicleta para contribuir com o fim do meu sedentarismo. Saio de casa em menos de 30 minutos pedalando estou no meu consultório que fica próximo a estação Vila Maria. A dentista destaca o risco de atropelamento no percurso sem a ciclovia. “Temos dificuldade em pedalar no trecho sem ciclovia, além de ser um perigo”, finaliza.
Do metrô Vila Mariana até a Sena Madureira, a ciclovia seria construída sobre o canteiro central. Dali até a Pedro de Toledo, a ciclovia seguiria pela pista sentido Jabaquara, junto ao canteiro central. Na quadra do shopping, o ciclista vai trafegar sobre o canteiro central. Esse trecho já está pronto, o metrô executou as obras quando terminou a reforma da estação Santa Cruz. Da Loefgren até conectar com o trecho já existente na avenida Jabaquara, a ciclovia estará junto ao canteiro central mas na pista, dessa vez no sentido centro.

  • Vila Mariana tem missa em homenagem às mães

    O domingo (12), Dia das Mães, foi marcado por muita emoção e palavras de conforto no cemit…
  • Praça Serafina ganha estação de ginástica

    Os moradores nas imediações do Sítio da Ressaca, no Jardim Oriental, subdistrito do Jabaqu…
  • ANIVERSÁRIO A Escola de Samba Flor de Liz está completando 34 anos e, para celebrar a data…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *