Home Matéria de Capa Após 4 audiências públicas, CET aprova ciclovia na Vila Mariana

Após 4 audiências públicas, CET aprova ciclovia na Vila Mariana

0
0

Foram necessárias quatro audiências públicas para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aprovar o projeto final de construção da ciclovia da rua Domingos de Morais, na Vila Mariana. O trecho terá cerca de 2 km, entre a estação Vila Mariana do Metrô e o início da avenida Jabaquara. Ele vai se estender pelo canteiro central e também na faixa de rolamento.
A faixa exclusiva para bikes terá custo zero para a Prefeitura, mas o estranho é que, mesmo aprovada em audiência pública e sem ônus para os cofres municipais, a construção do espaço para ciclistas não foi retardado até 29 de maio, quando a CET deu sinal verde para o início das obras. A ciclofaixa da Domingos de Morais é uma obra de compensação, bancada pelo Colégio Marista Arquidiocesano, como pólo gerador de tráfego.
O projeto original data de 2018, quando o secretário dos Transportes e Mobilidade Urbana era Sérgio Avelleda. O documento foi aprovado em audiência pública, mas dependia do aval da CET. Meses depois, o projeto foi tema de outras quatro audiências públicas e, com algumas mudanças, deve sair do papel. Especialistas entendem que o trecho entre a estação Vila Mariana do Metrô e a avenida Jabaquara é fundamental para a conexão de ciclistas da zona sul com o centro da cidade.
O espaço para bicicletas vai se dividir entre a rua e o canteiro central, como é o caso do trecho que se estende da avenida Lins de Vasconcelos à Sena Madureira. A mudança mais expressiva no traçado é o percurso entre a rua Luís Góis e a alameda das Boninas, em Mirandópolis, cujas faixas de direção serão ao lado do canteiro central. A versão original mantinha a circulação bidirecional na faixa de rolamentos.
Outra mudança é o trajeto entre as ruas Monsenhor Manuel Vicente e Borges Lagoa, onde o traçado também será bidirecional, ao lado do canteiro central e sem separação entre os sentidos de direção. Da Borges Lagoa até o Metrô Santa Cruz a ciclovia será sobre o canteiro. E entre as ruas Loefgreen e Luís Góis será pintada no sentido centro da cidade.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria de Capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *