Home Matéria APAE recebe visita do prefeito Bruno Covas

APAE recebe visita do prefeito Bruno Covas

0
0

Acompanhado do secretário municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Cid Torquato, o prefeito Bruno Covas (PSDB) visitou na quarta-feira (27) a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE), na Vila Clementino. O objetivo foi enaltecer o trabalho da entidade, que é referência no atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, além de conhecer o laboratório em que é processado o teste do pezinho, implantado pela instituição desde 1976.
Covas caminhou pelo centro de reabilitação, conversou com pais dos atendidos e, em entrevista, definiu a APAE como uma grande parceira do município. “Eles realizam o teste do pezinho em 8.800 crianças que nascem mensalmente na cidade”, calculou.
Desde 2001, o teste do pezinho é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), credenciado pelo Ministério da Saúde. Atualmente, a associação é responsável pela realização do exame de 80% dos bebês nascidos na capital paulista e 67% dos recém-nascidos do Estado de São Paulo, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) e de maternidades e hospitais privados. Em 2018, a APAE de São Paulo atendeu 399.046 bebês, sendo 133.514 do município de São Paulo.
Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, de forma rápida e segura, o teste do pezinho é fundamental na prevenção de deficiência intelectual e na melhora da qualidade de vida das crianças. Para que a prevenção seja possível, o exame deve ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento e até o quinto dia de vida do bebê.
O laboratório da APAE é o maior da América Latina em número de exames realizados e, desde sua implantação, em 1962, triou mais de 16 milhões de crianças brasileiras.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *