Home Matéria Amparo Maternal completa 8 décadas de atendimento

Amparo Maternal completa 8 décadas de atendimento

0
0

Inaugurado em agosto de 1939, o Hospital Amparo Maternal (HAM) comemora 80 anos de uma história iniciada pelo empenho de três grandes personalidades que lutavam pela ideologia de olhar por gestantes sem local para dar à luz. A partir do princípio de que nenhuma parturiente na cidade de São Paulo deveria ficar sem assistência, o médico obstetra Álvaro Guimarães Filho, a madre franciscana Marie Domineuc e o arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar D’Affonseca e Silva fundaram o Amparo Maternal. Localizada na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, a Maternidade é hoje administrada pela Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), que atua no Brasil há mais de 120 anos, e seu propósito é prestar serviços de atendimento a gestantes em situação de risco e vulnerabilidade social, sob o lema de “nunca recusar ninguém”.
Ao longo dos anos, o Amparo Maternal passou a fazer parte da vida dos paulistanos, tornando-se referência em atendimento humanizado. Atualmente, a Maternidade realiza uma média de 560 partos por mês, dos quais 71% são partos naturais, e a qualidade de seus serviços médicos é aprovada por 97% das pacientes. Vale ressaltar que os atendimentos e serviços do Hospital são realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, 100% gratuitos.
O Hospital Amparo Maternal conta hoje com 104 leitos e a sua estrutura está em constante renovação, para garantir um espaço confortável e digno para as mulheres e suas famílias. O Centro de Parto Normal da Instituição conta com sete quartos de pré-parto, parto e pós-parto imediato (PPP), dos quais quatro foram inaugurados este ano. Com estrutura moderna, os quartos PPP foram projetados para estimular o aleitamento e o contato pele a pele da mãe com o bebê desde a primeira hora de vida, chamada “hora dourada”. Além de cama e equipamentos de ponta, a nova estrutura conta com uma área assistencial, espaço para banheira descartável e banheiro amplo e exclusivo.
A Instituição conta, ainda, com Pronto Atendimento Obstétrico que, do início de 2019 até o momento, registrou média de 1.700 atendimentos por mês, número que vem crescendo ano a ano.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Matéria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *