Home Casa & Cia Amantes do bom vinho fazem questão de ter sua própria adega

Amantes do bom vinho fazem questão de ter sua própria adega

0
0

Engana-se quem pensa que é preciso ter um amplo espaço para acomodar uma adega ou cave em casa. Existem modelos bem delicados que cabem em qualquer cantinho, como debaixo de uma escada. Por outro lado, quem tem lugar de sobra pode instalar uma adega que ocupe um ambiente inteiro ou em uma lateral do living, separada por uma divisória de vidro com isolamento térmico. Independente do tamanho, o importante são os cuidados para a preservação do vinho, como baixos índices de vibração e incidência solar.
Um modelo para nove garrafas, mede 44 x 60 x 48 cm, e tem o preço médio de R$ 800. Para a instalação, é preciso manter uma área livre para a troca de calor, já que as adegas ou caves são nada mais do que um refrigerador e, portanto, não podem ficar confinadas no vão. Dependendo do tamanho, as aberturas laterais e superiores podem variar, mas é imprescindível projetar o espaço para a ventilação.
Modelos pequenos são aqueles que acomodam até 40 garrafas, médios até cerca de 200 garrafas e acima disso, já são consideradas adegas grandes. No geral, as bebidas podem ser mantidas nas adegas a 14ºC. Mas, os sommeliers, os profissionais responsáveis pelos vinhos, sabem que essa temperatura é indicada para o vinho tinto. Já para o branco, recomenda-se um pouco menos, 11 ºC, e para o espumante, apenas 4ºC. No entanto, para fazer essa separação, é necessário contar com uma adega de porte, que ofereça compartimentos específicos para cada tipo de bebida.
Outro detalhe que merece atenção é a iluminação, no caso dos ambientes climatizados. Alguns conceitos tradicionais de iluminação não podem ser aplicados em uma adega porque trata-se de um local diferenciado.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregaer Mais em Casa & Cia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *